Sustentabilidade

Introdução

Formalizamos em 2017, a Política Corporativa Ambiental. A elaboração desse documento reflete o nosso compromisso de rever e aprimorar constantemente códigos, políticas, termos e regimentos internos relacionados à sua atividade, a fim de garantir a conformidade de sua atuação com diretrizes estabelecidas e com as melhores práticas de governança corporativa. Para nós, a construção da Visão 2020 – de ser a principal via de compras e vendas do País – combina a capilaridade em lojas físicas com uma plataforma digital.

Alavancar os negócios e manter o nosso posicionamento na vanguarda do setor são nossas aspirações, mas sem abrir mão da sustentabilidade como um dos direcionadores para referenciar sua atuação.

Reciclagem Via Varejo

O REVIVA, Reciclagem Via Varejo, é o novo programa de gestão de resíduos recicláveis e conscientização ambiental da Via Varejo. A iniciativa é uma revitalização e expansão do antigo projeto Amigos do Planeta, que desde 2008 realiza coleta seletiva na Matriz e em 205 lojas da Casas Bahia no estado de São Paulo. Com o REVIVA, a empresa iniciou a expansão para outras regiões do Brasil, lojas do Pontofrio, prédios administrativos e Centros de Distribuição da Via Varejo, em todo o país. Logística reversa – Além da separação de resíduos sólidos recicláveis dentro das lojas, o REVIVA também realiza a logística reversa de embalagens, que consiste em levar de volta para a Triagem caixas de papelão, isopor, plástico e outras embalagens descartados pelos clientes na hora do recebimento das mercadorias adquiridas nas lojas da empresa. Com esse novo escopo, além de se adequar à legislação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o projeto prevê parcerias com cooperativas de reciclagem, proporcionando inclusão social e reduzindo o impacto ambiental. Desde sua criação, o projeto já encaminhou mais de 70 mil toneladas de materiais para reciclagem. Em 2014, foram cerca de 10 mil toneladas. Para dar suporte e o correto tratamento aos materiais recicláveis recolhidos, o REVIVA atua num modelo de expansão misto baseado em uma central de triagem própria e no fortalecimento de cooperativas. Os materiais recicláveis enviados para triagem são cuidadosamente separados e prensados em fardos, prontos para serem destinados de forma correta.

Os objetivos do Reviva são:

Acesse o Relatório Anual