Ação Comunitária – Vocação Cultural
O objetivo do projeto é estimular a experiência cultural de crianças, adolescentes, jovens e famílias da zona sul da cidade de São Paulo e das cidades de Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra, desenvolvendo ações culturais para comunidades de baixa renda e que não tem acesso aos equipamentos culturais.
Ação Educativa – Estéticas da Periferia
Idealizado pela Ação Educativa, o Estéticas das Periferias mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas dos fundões da capital paulistana - de sul a norte - por uma semana. O experimentalismo artístico permeia toda a programação que é construída colaborativamente.
Ballet de Paraisópolis – Projeto Transformando Vidas
Com o objetivo de elevar a qualidade de vida de crianças e adolescentes e estimular a aproximação com a arte dos moradores da região de Paraisópolis, em São Paulo, O projeto “Transformando Vidas” atende 150 crianças oferecendo curso de ballet clássico e dança contemporânea gratuito. Ao final do projeto será realizado um espetáculo intitulado ‘Marias’ como mostra do trabalho realizado.
Cooperifa
Inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922, o projeto amplia o acesso dos moradores da periferia da cidade de São Paulo à leitura e à criação poética, cultivando formas artísticas comprometidas com a cidadania, abordando a cultura como direito humano fundamental de todos os cidadãos brasileiros. Também procura aprofundar o intercâmbio cultural entre as comunidades do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Em 2018, o evento está em sua 11ª edição e em cada dia, será abordado um segmento artístico pautado em textos literários e na produção artística das periferias.
Empreende Aí
Projeto com o objetivo de formar e capacitar novos empreendedores em situação economicamente desprivilegiada principalmente em territórios populares. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Empreende Aí, as aulas contam com convidados que abordam temas relacionados a Startups, Ecossistema e Desenvolvimento de negócios com base em tecnologia.
Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura integram a política pública da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo alinhado aos eixos de inclusão social, democratização do acesso e direitos culturais, atuando nas comunidades de bairros periféricos da capital paulista mapeados com altos índices de vulnerabilidade social. As Fábricas oferecem espaços com acesso gratuito a diversas atividades artísticas, voltadas para um público de baixa renda, prioritariamente jovens e crianças, bem como atividades de formação e de difusão cultural nas mais diferentes linguagens artísticas.
Fundação Gol de Letra – Arte e Identidade e Caju Esporte e Educação
Criada a partir do sonho dos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, a Fundação Gol de Letra contribui com a educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis. No projeto Arte e Identidade, são atendidos jovens moradores da comunidade da Vila Albertina, contribuindo para uma formação humana e ética, com respeito e valorização à diversidade e à reflexão sobre identidade e análise crítica do mundo. No projeto Caju Esporte e Educação o objetivo é contribuir para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de aprendizagens esportivas e de convívio social, que inclusive envolvam suas famílias e outros atores, como escolas públicas e moradores das comunidades locais do bairro do Caju.
Instituto Criar, TV e Cinema
Fundado pelo apresentador Luciano Huck, o Instituto tem como missão promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Além da formação integral e oportunidade de inserção no mercado de trabalho, o Instituto Criar investe no fomento de produções audiovisuais para que os alunos e veteranos expressem suas visões de mundo, sejam ativos no processo de transformação social e acessem a cultura em sua diversidade.
Instituto Passe de Mágica – Educação Através do Esporte
Por iniciativa da medalhista olímpica de basquetebol, Magic Paula, desde 2004 o Instituto utiliza o esporte como uma ponte para a transformação pessoal, despertando a consciência cidadã, disciplina, sociabilidade e respeito ao próximo. O projeto Educação Através do Esporte tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano por meio da cultura da prática esportiva, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo a qualidade de vida.
Instituto ProA
Com o objetivo de estimular jovens com poucas oportunidades a conquistarem o primeiro emprego e a se tornarem donos de suas próprias vidas, o Instituto ProA cria oportunidades para a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio de acesso à educação de qualidade, formação comportamental, cultural, orientação no início da carreira profissional e apoio na conquista do primeiro emprego.
Instituto Ser+ - Projeto Ateliê Arte+
O Instituto Ser + é uma organização sem fins lucrativos que atua na formação integral de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, para que possam ser protagonistas de sua própria vida. O Projeto Ateliê Arte + tem como objetivo despertar os adolescentes para o desenvolvimento de projetos ligados à promoção da cultura e arte na perspectiva de promover a formação para cidadania, empreendedorismo e a geração de renda.
Museu do Futebol – Programa Educativo
Com a missão de educar crianças e jovens, o Programa Educativo do Museu do Futebol investiga, preserva e comunica o futebol como expressão cultural no Brasil. Composta por profissionais com formação multidisciplinar, a equipe do núcleo educativo é responsável pelas visitas mediadas ao Museu e pela criação e oferta de atividades lúdico-pedagógica, propondo reflexões a partir de diferentes temas presentes na exposição.
Museu do Samba
O Museu do Samba é o maior centro de referência da memória do samba no Brasil, cultivando sua importância na formação da cultura brasileira com narrativas e exposições que valorizam o samba e sua gente. Além do grande acervo histórico e cultural, o Museu oferece cursos, oficinas e circulação em escolas públicas para mediação cultural e educação.
NIP
A iniciativa com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de negócios de impacto social nas periferias, com soluções voltadas para desafios sociais e ambientais. O projeto atua nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo).
OSESP – Descubra a Orquestra e Concertos Matinais
A Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada a principal referência nacional da música sinfônica no Brasil e no Exterior. O projeto “Descubra a Orquestra” abrange um programa educativo que visa desenvolver a apreciação musical em crianças e adolescentes, da rede pública e privada de ensino. As crianças são trazidas para a Sala São Paulo para assistir gratuitamente aos ensaios abertos e concertos didáticos, compreendendo informações gerais sobre a história da música, o funcionamento e organização sonora de uma orquestra, além dos aspectos históricos, arquitetônicos e tecnológicos da Sala São Paulo. Nos concertos matinais, o público assiste gratuitamente concertos aos domingos na Sala São Paulo.
Projeto Arrastão – Periferia Maker
O projeto desenvolve oficinas de empreendedorismo, criação e recursos tecnológicos nas escolas e organizações sociais da região do Campo Limpo, contribuindo para o fortalecimento da cultura maker, competências do trabalho em equipe, ideação e prototipagem de soluções e apoio na criação de propostas empreendedoras de impacto socioambiental pelos adolescentes.