A Fundação

A Fundação Via Varejo é responsável pelo investimento sociocultural da Via Varejo, por meio de ações que incentivam e promovem a cultura brasileira, o desenvolvimento social e humano. As iniciativas apoiadas pela fundação apoiam causas sociais relevantes para a companhia e seus públicos de interesse, contando com a participação dos colaboradores da empresa, por meio de atividades voluntárias.

A Fundação Via Varejo foi estabelecida após a fusão de Casas Bahia e Pontofrio, como uma evolução da Fundação Pontofrio, que atuava desde 1958 pela qualidade de vida de seus colaboradores e familiares. O ano de 2014 foi marcado pela reestruturação da própria entidade e pelo estabelecimento de parcerias para alcance de seu novo objetivo.

Os apoios e doações possuem um importante papel na estratégia da Fundação Via Varejo, e ocorrem segundo diretrizes bem definidas. Seu objetivo é investir em projetos que promovam transformações na sociedade brasileira e estejam alinhados com os temas elencados abaixo:

EDUCAÇÃO
Investimento com o foco na diminuição das desigualdades sociais, distribuídos em cerca de projetos projetos sociais com processos de educação não formal e inclusivo.

  • 5 projetos sociais apoiados: TETO, F123, GEEKIE, ISMART e PROA
  • Investimento de R$ 1.119.925
  • Número de beneficíários: 143.061 pessoas

FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL
Fomento e fortalecimento da cultura popular brasileira, proporcionando a democratização, inclusão social e elevação do patamar cultural, com destaques ao resgate das festas populares e difusão de novas expressões culturais periféricas e arte contemporânea.

  • 4 projetos apoiados: A Banca, Estéticas da Periferia, Festas Populares e Visualismo
  • Investimento de R$ 2.199.836
  • Número de beneficíários: Mais de 40.000 pessoas

DESENVOLVIMENTO LOCAL
Projeto piloto de desenvolvimento local em comunidades populares no entorno. Co-Criação de uma estratégia de investimento social em 4 comunidades periféricas nos municipios de SP (Heliopolis, paraisopolis e Jardim São Luiz) e RJ (Complexo do Alemão):

  • Investimento de R$ 679.940
  • Número de beneficíários: Mais de 10.000 pessoas beneficiadas

EMPREENDEDORISMO E NEGOCIO SOCIAL INCLUSIVO
Projetos inovadores que prospectam novas tecnologias ou processos que contribuem para a inclusão e novos negócios com a finalidade de fomentar uma economia solidária e inclusiva.

  • 3 iniciativas apoiadas: Yunus Negócios Sociais Brasil, Vivenda e Solar Ear
  • Investimento de R$ 499.962
  • Número de beneficíários: mais de 1800 pessoas

SOLIDARIEDADE
Realização de ações/campanhas de solidariedade com o objetivo de aumentar o nível de solidariedade e o voluntarismo.

  • Apoio a Instituição Cruz Vermelha
  • Investimento de R$ 272.979
  • Número de beneficíários: 3.500 pessoas

OUTROS APOIOS
Investimento a outras iniciativas satélites ou ações institucionais para fortalecer e contribuir com os objetivos e finalidades da Fundação Via Varejo.

  • 3 iniciativas apoiadas: Circuito de Corrida e Caminhada: Vida Corrida, para Todos e doações de brinquedos
  • Investimento de R$ 599.955
  • Número de beneficíários: mais de 12.000 pessoas