Empresa Via Varejo

NOSSA EMPRESA

Uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo.

Histórico

Uma companhia sem precedentes no varejo brasileiro, a Via Varejo S.A. adotou esta razão social em fevereiro de 2012, em substituição à Globex Utilidades S/A, e administra duas das mais tradicionais redes varejistas de eletroeletrônicos e móveis do país. As marcas, com mais de 60 anos de história no mercado, são originárias do empreendedorismo de imigrantes que percorreram uma trajetória de sucesso com muito trabalho, ancorados em uma forte confiança no País e nos brasileiros: Casas Bahia, pelas mãos do imigrante polonês Samuel Klein, e Pontofrio, fundada pelo imigrante romeno Alfredo João Monteverde.

  O Pontofrio foi fundado em 1946, no Rio de Janeiro (RJ). O imigrante romeno Alfredo João Monteverde iniciou seus negócios na área de atacado, importando pneus e outros artefatos. A venda de eletrodomésticos teve início com a importação de mil geladeiras da marca “Cold Spot”, dos Estados Unidos, produto que acabou por influenciar na escolha definitiva do nome do negócio.

  A primeira loja foi inaugurada em 1950, no centro do Rio de Janeiro (Rua Uruguaiana, n.º 134), e se tornou referência na venda de geladeiras e máquinas de costura importadas, além de fogões nacionais. O Pontofrio foi a primeira rede de eletrodomésticos a investir maciçamente em marketing e a veicular propagandas na televisão, iniciando suas campanhas ainda na década de 50.

  A marca rompeu as fronteiras do Rio de Janeiro quando inaugurou sua primeira loja em Brasília, na década de 70, dando início ao seu processo de expansão. Em seguida vieram os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 1992, com a aquisição das “Casas Buri”, a rede fincou sua bandeira no Estado de São Paulo e na região Sul. Leia mais

  A primeira loja da Casas Bahia abriu suas portas em São Caetano do Sul, na região do ABC de São Paulo, em 1957 e o nome foi escolhido como uma forma de homenagear e agradar o grande número de nordestinos que moravam na cidade. O imigrante Samuel Klein havia chegado cinco anos antes ao Brasil e trabalhava como vendedor de porta em porta, até adquirir o estabelecimento comercial e iniciar sua promissora trajetória como comerciante.

  Em 1964, as lojas começaram a vender eletrodomésticos e, em 1970, já com sete filiais e o mascote “Bahianinho”, foi criado o slogan “Dedicação total a você”. Começou o processo de expansão com abertura de unidades em São Paulo e Baixada Santista. Leia mais

Linha do tempo